quarta-feira, 18 de maio de 2011

A crise do Palmas FR – 1ª Parte

           Ontem escutei o programa de Marcelo Silva na rádio CBN Tocantins que trazia uma entrevista ao vivo com prefeito da cidade, Raul Filho, abordando temas importantes ao cotidiano de quem, assim como eu, vive em Palmas. Tenho o habito de escutar tal programa com certa regularidade, pois o entendo de bom nível e sempre abordando temas do cotidiano que nos afeta de uma maneira ou outra. Outro ponto alto do programa é a presença de convidados que enriquecem os debates. Comento esta minha preferência por tal programa para justificar o porquê de não acompanhar o programa esportivo local, que é transmitido pela mesma rádio e acontece ao final do programa de Marcelo Silva. O programa CBN esportes, transmitido pelo jornalista Reinaldo Cisterna e Marcelo Santos não é ruim; ao contrário, é um dos melhores programas esportivos transmitidos por aqui, sempre trazendo o esporte local como notícia, sem esquecer os acontecimentos nacionais e internacionais, mas para ser franco depois de escutar o prefeito da cidade não estou disposto a escutar outra entrevista dos jogadores do Palmas FR ameaçando greve por falta de salários. Por favor, entendam que é uma questão pessoal que nada tem a ver com o programa em si. Mas ontem, sabe-se por que razão, escutei o programa inteiro que tratava justamente da possível greve dos jogadores do Palmas FR.
            O fato que me chamou atenção não foi a greve dos jogadores em si, afinal no Tocantins os jogadores ficarem sem receber já está virando prática comum entre os clubes, salvo algumas exceções. O que realmente me fez ficar atento ao programa foi os comentários do Reinaldo criticando a R+, empresa que investiu no clube ao principio da temporada contratando comissão técnica e jogadores, mas que atualmente já não detém nenhum vinculo com o clube. A critica do jornalista estava focada no fato de a empresa voltar a oferecer dinheiro ao clube para que pudesse pagar jogadores e fornecedores, mas sob a ótica do programa nada mais era do que um interesse em utilizar a vaga que o Palmas FR possui para disputa da Copa São Paulo, competição mais importante para jovens jogadores e que tradicionalmente revela talentos de clubes menores que acabam depois vendidos a clubes de maior poder econômico, para formar uma equipe apenas com jogadores da empresa. Reinaldo se posicionou totalmente contra ao que ele chamou de “aluguel do clube”. A questão é: ele é a favor de clubes que contratam jogadores sem nunca pagá-los, deixando-os passar privações inclusive de comida?!
            As atitudes bairristas só nos levam a intolerância, a discriminação, xenofobia, violência e a provocar atos injustificados contra o próximo. Se o Palmas FR não tem condições de se sustentar e cumprir seus compromissos é preferível que feche acordos que o permitam manter seus portões abertos e lutar para reverter sua condição atual do que seguir “passando a perna” em todo mundo. Outro ponto a ser levado em conta é que se o Palmas FR está nesta situação demonstra que as inúmeras gestões que presidiram o clube foram incapazes de gerir o clube de forma eficaz, portanto a perpetuação destes métodos tendem a afundar ainda mais a situação do clube.
            Espero que o Pedro Donizete, presidente recém eleito do Palmas FR, seja capaz de reverter a atual situação que vive o Palmas pelo bem do futebol local. Torço para que o Palmas FR encontre uma boa administração que o coloque nos trilhos da salvação finalmente, mesmo que seja através da firma de acordos com investidores oriundos de fora.

PS: Segurei a falar do Palmas FR apresentando uma proposta de reestruturação em um próximo texto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário