sexta-feira, 13 de maio de 2011

Treinamento da técnica do futebol nas escolas de futebol do Brasil...


Em meus novos tempos de Brasil resolvi assessorar uma escola de futebol particular repassando aos professores aquilo que observei, estudei, aprendi, desenvolvi e apliquei em meus anos de futebol europeu. É impressionante que nós brasileiros realmente acreditemos no fato, inverídico, de que somos o país do futebol. Se fosse assim todos os professores do mundo viriam ao Brasil aprender o nosso “segredo” evento que não procede. Uma das maiores maldades e injustiças sociais e esportivas são cometidas pelos “mestres” do futebol brasileiro que se dizem verdadeiros gurus descobridores de talento e, como se não bastasse, também determinam quem não é ou será capaz de praticar esportes, em especial o futebol. Estes pseudo-gurus são justamente os treinadores/professores de futebol que trabalham com milhares de jovens e crianças todos os dias e tem a missão de ensinar futebol à elas.

Não há no Brasil nenhuma publicação sobre um modelo de treinamento que ensine e potencialize os fundamentos técnicos do futebol, estamos entregues ao acaso e a bondade divina, que em única instancia, é a quem cabe nos enviar Neymares, Ronaldinhos e Lucas. As escolas de futebol, assim como as categorias de base, desenvolvem seus trabalhos de maneira extremamente desmotivados, pois afinal eles não servem para nada (o trabalho), pois estamos, literalmente, nas mãos de Deus. Por outro lado a maioria dos jogadores europeus, de grandes equipes são oriundos das escolas de futebol, pois por lá eles não confiam em Deus. Não digo que as nações européias não sejam cristãs, aliás, o Vaticano está em solo europeu, mas, assim como eu, por lá eles crêem que Deus está preocupado com temas mais importantes do que a formação de jovens jogadores.

Tratemos agora sobre o que estou trabalhando junto aos professores da escola de futebol, que comentei no inicio do texto, que ofereço serviço de coaching. Meu trabalho pode se entender por unificação de um plano anual de treinamento da técnica de futebol através de um programa desenhado através de sessões de trabalho (treinos) divididos em elementos técnicos fundamentais ao jogo de futebol e suas variantes. Somamos a isso introdução a tática individual e coletiva e educação de valores, que afinal estão presentes no esporte de um modo geral, contribuindo para a formação de jovens desportistas como e quanto cidadãos.

De um modo geral as escolas de futebol não estão preocupadas em formar atletas, tampouco os clubes se preocupam com isso, logo teremos um quadro de aniquilação precoce de talentos esportivos e sacrifícios morais que levam, em última instancia, ao surgimento de Brunos, por exemplo; e adultos frustrados com o esporte de um modo geral. Não tenho nada, absolutamente nada, contra os professores de escolas de futebol e/ou os treinadores de futebol das categorias de base dos clubes brasileiros, aquilo que me ofende e preocupa muito é o fato de uma boa parte destes professores/treinadores simplesmente não querem aprender nada de novo a fim de contribuir para a formação do atleta e do individuo através de seu trabalho junto aos jovens.
Bom gente, eu vou ficando por aqui pretendendo dar minha humilde contribuição através de um método de trabalho para o desenvolvimento da técnica individual do futebol. Se passar por aqui alguém disposto a disseminar esta idéia informo que pouco a pouco vou divulgar textos sobre este método de treinamento. Abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário