segunda-feira, 16 de maio de 2011

Políticas públicas voltadas ao esporte e sua repercussão social

Entender o que é esporte e como devem ser geridas as políticas públicas voltadas ao esporte nos faz o valorizar mais e, principalmente, ver que administração do esporte seja a nível municipal, regional, estadual ou federal é muito mais do que dar dinheiro a clubes, uniformes a equipes de veteranos ou patrocinar o transporte a desportistas quando de competições fora de sua localidade. Esporte é tão importante quanto, educação, segurança e saúde; pois as políticas voltadas ao esporte refletem diretamente no resultado destes três setores além de outros de vital importância.

Para tratarmos do assunto vamos passar a uma breve introdução sobre políticas de atenção ao esporte. Em nível público administrativo o esporte deve estar escalonado da seguinte maneira: Esporte educativo-recreativo, Esporte como ferramenta de apoio a saúde populacional e Esporte de rendimento. Logo, a planificação da ação a ser executada pelo poder público deve levar em conta tais princípios e, o mais importante, na referida ordem de prioridade. Sendo assim não podemos ser coniventes com grandes subsídios ao esporte de rendimento e praticamente nada ao esporte educação-lazer e ao esporte saúde, que acaba sendo o quadro predominante no país. Esporte é direito de todos e não apenas de um pequeno grupo. Esporte é uma expressão social do povo como um todo.

Agora que temos claro o norte de uma política esportiva de qualidade vamos ao processo de implantação e execução de tais parâmetros em sinergia com nosso modelo social. Em primeira instância cabe ao gestor publico criar um ambiente propicio a prática do esporte educativo-lazer. Medidas como aquisição e cessão de material esportivo à escolas do ensino fundamental e médio; igual medida voltada as escolas esportivas geridas por líderes comunitários; dotar de infra estrutura esportiva áreas verdes como praças, parques, quadras, vestiários, salas, campos, etc; apoiar a formação de monitores esportivos comunitários; promover festividades e competições esportivas de integração locais e entre localidades. No âmbito esporte saúde podemos dizer que as primeiras medidas já geram impacto sobre esta área também, podemos então acrescentar ações como programas de orientação esportiva para jovens e adultos, tais como escolas esportivas para crianças e jovens, programas de atividade física orientada por profissionais de educação física como as sessões de ginástica para terceira idade em praças esportivas públicas, interlocução (troca de informações) com autoridade sanitária local a fim de desenvolver programas de orientação física para grupos de risco como grupos de atividade física por solicitação médica voltada à pacientes em tratamento preventivo ou ativo, da hipertensão por exemplo.

Quanto ao esporte rendimento é dever do administrador público gerir programas que tragam retorno social. Ao apoiar um determinado atleta do judô, por exemplo, quando este atleta atingir um nível elevado de resultados será sua conquista um catalisador para que mais crianças e jovens ingressem na prática esportiva desta modalidade; porém de nada adiantará isto se a gestão pública não tiver dotado de uma estrutura mínima para absorver tal demanda. Um programa de apoio ao esporte de rendimento não pode ser simplesmente a transferência de recursos econômicos como forma de patrocínio de atletas ou entidades, deve o gestor promover ações formativas tanto de profissionais que são e serão os agentes de formação de atletas, assim como promover eventos esportivos de alto nível em sua localidade. Criação de centros de alto rendimento é outro passo deste processo e, uma vez mais, isto será facilitado se existir previamente ações esportivas citadas nas áreas de esporte educação/lazer e esporte saúde. Dotar de recursos entidades de rendimento para que construam infra-estruturas capazes de gerar renda e acabe com dependência do estado por parte de clubes e entidades. Programas de intercambio e gestões especializadas buscando atrair expertos em modalidades esportivas também serão de grande valia.

No Brasil de hoje mais pessoas estão tendo acesso a itens não acessíveis ao brasileiro pobre até alguns anos atrás logo, mais refrigerantes, doces e frituras estão chegando à mesa dos brasileiros e isto já se reflete no aumento da população obesa no país. Em breve estes números se transformarão em aumentos dos custos com saúde no país, que por sinal já vive um caos. Os jovens de hoje passam mais tempo na rede mundial de computadores, jogam mais jogos eletrônicos e há cada vez menos espaços verdes e a educação física escolar agoniza; muito cedo veremos mais e mais jovens caindo nas “garras” das drogas, na violência, mais casos de bullying acontecerão; e isto demandará mais gastos com segurança pública. Há uma maior demanda por profissionais em vista do crescimento do país, mas há uma alta escassez de mão de obra qualificada, pois apesar de haver mais escolas e mais oportunidades de ingresso nas universidades há uma crise de valores na juventude que faz com que aumentem os números da evasão escolar e um baixo índice de aprendizagem. A educação em valores é uma das maiores contribuições que o esporte traz a sociedade. Ao promovermos o esporte estamos promovendo justiça social, ascensão e surgimento de líderes positivos que servirão de modelo para que a juventude seja impulsionada a seguir e se esforçar mais e mais em busca da excelência assim como seus ídolos.

Se você é pai, se está insatisfeito com saúde, segurança e educação do país, se não vislumbra uma saída a curto prazo para a crise de valores que vivemos no Brasil, se está assustado com o avanço das drogas, se não entende como um país rico de recursos como o Brasil ainda passa por dificuldades “africanas”; talvez valha a pena levar adiante esta discussão, pois tenho convicção que não encontrará outra saída que reúna velocidade de ação e resultado, baixo custo e, já que estamos em tempos de sustentabilidade e responsabilidade social, seja tão benéfica sem gerar nada de agressão social ou ecológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário